Interior: Prefeito Tata Amaral reúne com pequenos produtores em Poconé

July 10, 2018

No último domingo (08/06), o prefeito Tatá Amaral (PR) esteve reunido com moradores e pequenos produtores rurais do assentamento Agroana Girau, localizado na zona rural do município de Poconé (104 km de Cuiabá). Também estiveram presentes, o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano, Guido do Barreirinho e o vereador Juarez Arruda (PV).

O objetivo do encontro foi a prestação de contas de algumas ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal na região, bem como, ouvir e discutir as demais demandas existentes no assentamento e comunidades vizinhas.
No assentamento Agroana Girau vivem mais de 200 famílias e ele é uma das referências da Baixada Cuiabana por sua produção de alimentos orgânicos, através da Cooperativa dos Pequenos Agricultores do Assentamento Agroana Giral (Cooperangi), que possui 80 associados, e já conquistou o Selo de Certificação de Produtores de Orgânicos do Instituto Chão Vivo.


Em toda área plantada do assentamento Agroana são colhidas, aproximadamente, 600 caixas de diversas variedades de frutas, verduras e legumes, por semana. A Prefeitura de Poconé já fez a entrega de um mini-trator (tratorito 14 cv) para atendimento dos pequenos produtores rurais do polo Santo Antônio.


Recentemente, colocou a disposição de toda a região, mais um trator LS 50 cv para proporcionar mais eficiência no preparo e cultivo, proporcionando assim, o aumento do volume da produção na região. Além disso, também disponibilizou 02 caminhões Ford Cargo para auxiliar no transporte da produção.

Na oportunidade, a comitiva também esteve vistoriando os serviços de recuperação das estradas vicinais do assentamento, onde 90% (noventa por cento) já foi finalizado, dando assim, melhores condições de trafegabilidade de veículos leves e pesados, principalmente para o transporte escolar e escoamento da produção do assentamento e de comunidades vizinhas.

A Prefeitura de Poconé, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano (Agricultura), em parceria com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), ainda desenvolve no assentamento Agroana o “Projeto Buscapé”, que visa fomentar a atividade da apicultura, onde, por exemplo, o senhor Bento Adonias já adquiriu 30 caixas-abelhas para produzir, aproximadamente, 5 litros de mel em cada uma delas.

 Poder Público Municipal também está trabalhando para possibilitar a concretização de um projeto de construção de um abatedouro de frangos e carneiros, o que possibilitará o aumento na geração de emprego e renda as famílias dos pequenos produtores por meio da nova atividade na região. “Saio deste encontro satisfeito porque pudemos reafirmar a nossa parceria com os moradores e produtores desta região, verificar os serviços e resultados de nossas ações como Poder Público e, acima de tudo, nos colocar sempre a disposição para sermos esse parceiro em prol de todos de nossa cidade”, disse o prefeito Tatá Amaral. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

JOGO DRAMÁTICO: Brasil bate o México e é tetra do sub-17

November 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo