• Assessoria Prefeitura Cuiabá

Prefeito e primeira-dama conhecem luta de servidora afastada cotra câncer de mama


A agenda do prefeito Emanuel Pinheiro deste sábado (27), começou com café da manhã e convidada especial. Junto à primeira dama, Márcia Pinheiro, ele recebeu a servidora afastada Alessandra de Moraes, que celebra a vitória contra o câncer de mama descoberto ainda em 2017. Depois de sessões de quimioterapia, radioterapia e a mastectomia, ela vem participando de palestras organizadas pela gestão ao longo do Outubro Rosa, para orientar outras trabalhadoras sobre a importância da prevenção.

Durante o encontro eles conheceram toda a história de sua batalha contra a doença. Hoje, aos 44 anos ela contou que faz exames de mamografia desde os 30 anos de idade, porque a mãe teve o mesmo câncer. À época um nódulo benigno chegou a ser retirado do seio esquerdo, por precaução. Dessa vez, contudo, a cirurgia radical, que consiste na remoção dos dois seios, foi necessária.

“No momento em que você é diagnosticada o chão se abre e acha que não vai dar conta. Você pensa logo no pior. Mesmo eu estando alerta a todo instante não escapei de ter a doença, então eu venho hoje pra conscientizar a todas de que isso pode acontecer com qualquer mulher. A gente precisa se conhecer, se cuidar e se amar. O tratamento é muito doloroso e não quero que ninguém passe pelo mesmo sofrimento, por isso tenho aceitado os convites para as palestras”, afirmou.

O prefeito lembrou a importância das ações informativas realizadas ao longo deste mês e falou de seu papel como gestor na busca por políticas públicas e mecanismos de conscientização. “Principalmente pela importância do cargo que ocupamos, devemos conscientizar sobre a necessidade de que todas se cuidem, e nós vamos avançar ainda mais nesse sentido”, garantiu.

O compromisso ganha força pelo exemplo de Alessandra, considerada por ele como uma lição de vida. “Você nos estimula e nos orgulha como ser humano. Parabéns pela determinação e que Deus continue ao seu lado te iluminando, para que você possa dedicar sua vida a sua família e continue passando seu exemplo vitorioso a outras pessoas que passarem pelo seu caminho.”

Além do acompanhamento médico precoce, o fato de ser jovem também contribuiu para uma boa evolução do quadro e agora Alessandra cumpre um protocolo, mantido com medicação ao longo de cinco anos, até que possa dizer que está curada. Diante deste contexto a primeira-dama falou sobre a força tarefa liderada por ela para diminuir a fila para o exame de câncer de mama.

De acordo com Márcia, a equipe esteve no Hospital Geral na segunda-feira (22). “Já foram mais de 600 consultas só neste mês. Vamos reduzir essa fila e ajudar nossas mulheres a se cuidarem e saberem que a prevenção é a melhor arma contra esse tipo de doença tão agressiva”, explicou.

Para finalizar, Alessandra reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que aumenta muito as chances de cura, colocando-se ainda à disposição para contribuir com as ações da Prefeitura. “No que eu puder ajudar, estou à disposição, acredito que o exemplo de um caso de cura, é sempre animador. Nessas horas é preciso acreditar em qualquer coisa que te puxe pra cima, que te mostre que é possível vencer. Por isso estou aqui!”


14 visualizações
Quem Somos | Redação | Contato
  • Zero Hora Notícias

© 2017 por CaradaWeb.com | Todos direitos reservados.