• Sérgio Luiz Potrich

Poconé: Prefeito Tata Amaral entrega mais um kit para o fortalecimento da Agricultura Famíliar


Com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar no município, a Prefeitura de Poconé (104 km de Cuiabá) realizou na manhã desta segunda-feira (02/07), o ato de entrega de uma Patrulha Agrícola Mecanizada à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo. Estiveram presentes o prefeito Tatá Amaral (PR), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano, Guido do Barreirinho, do diretor de Agricultura, Luis Matheus, da vereadora Camila Silva (PSC), além de representantes de associações, entidades e pequenos produtores rurais. 

O equipamento foi entregue ao município pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), e adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), em atendimento ao pedido da vereadora Camila Silva. A patrulha agrícola mecanizada é composta por um trator Mahindra equipada com todos os seus implementos como grade, carreta, dentre outros. “Esta já é a 12ª patrulha mecanizada que, em 18 meses de gestão, conseguimos entregar para atender as nossas associações de pequenos produtores rurais. Tudo isso é resultado de muito trabalho e fruto das parcerias que estamos conseguindo com os nossos vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, além do Governo do Estado, por meio da Seaf, onde o principal beneficiado é o pequeno produtor rural, que podem cultivar e escoar a sua produção com mais tranquilidade, e os consumidores que acabam adquirindo ótimos produtos a preços justos. Com isso, Poconé sai na frente, sem dúvidas nenhuma”, disse o prefeito Tatá. 

Além da patrulha mecanizada, também foram entregues 30 kit’s de irrigação e gotejamento para ajudar no cultivo de hortifrútis granjeiros que irão atender 24 pequenos produtores rurais e 06 entidades do município, sendo elas: Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Creche Municipal Vovó Teófila (Distrito de Nª Sª Aparecida do Chumbo), Escola Municipal Antônio Maria de Almeida (comunidade São Benedito), Associação Beneficência Poconeana (Hospital Geral de Poconé), Comunidade Terapêutica Lar Cristão e Cadeia Pública de Poconé. Os kit’s de irrigação e gotejamento, entregues ao município pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também foram adquiridos através de emendas parlamentares do deputado federal Ezequiel Fonseca. Estes sistemas de irrigação por gotejamento são próprios para o cultivo de hortaliças, feijão, mandioca, milho e frutas, tornando-se mais rentável para o produtor, economizando em média 60% de água, preservando o solo e melhorando a produção, pois, o volume de água pode ser regulado de acordo com a necessidade da planta. Estes kits de irrigação e gotejamentos são compostos por caixa d’água, mangueiras, fiações, gotejamento. Cada kit possui capacidade de irriga de cerca de 500 m². 

#Cidades

30 visualizações
Quem Somos | Redação | Contato
  • Zero Hora Notícias

© 2017 por CaradaWeb.com | Todos direitos reservados.