• Assessoria Prefeitura Cuiabá

Campanha envolveu quase 2 mil mulheres e encerra conjunto de ações do empoderamento feminino


Durante todo o mês de março, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, encabeçou a campanha Março Mulher voltada à conscientização quanto à violência contra mulher.

Ao todo, foram cinco eventos diretos e mais três indiretos com a participação de quase 2 mil mulheres em debates sobre o empoderamento feminino e o combate contra a violência.Entre os objetivos da campanha estão as ações de caráter preventivo à violência contra a mulher direcionada por meio dos trabalhos de palestras informativas e instrutivas que abordam, principalmente, os direitos assegurados à mulher e a cultura machista ainda presente na sociedade.De acordo com o juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, Dr. Jamilson Haddad, a violência contra mulher é resultado de uma cultura de sociedade patriarcal que coloca a figura feminina em posição de inferioridade.Ainda segundo o magistrado, é preciso muito trabalho de conscientização e educação, principalmente na infância, de modo a difundir a nova realidade onde o empoderamento feminino é bastante presente e real na busca pela igualdade de gêneros.Toda essa temática foi trabalhada em conjunto com o Poder Judiciário, um dos mais de 10 parceiros envolvidos na campanha. As palestras orientativas também foram proferidas pela magistrada Dra. Ana Graziela Vaz, Defensora Pública, Dra. Rosana Leite Antunes e a promotora Elizamara Portella.Ação SocialA campanha também levou ao público feminino serviços de embelezamento feminino com o intuito do resgate da autoestima e valorização, ações fundamentais e marcantes do ponto de vista social.Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) os serviços foram realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Osmar Cabral, Pedra 90 e Getúlio Vargas.“A mulher hoje em dia tem tantas responsabilidades, além de ser mãe e cuidar do seu lar também trabalha, mantem o sustento de casa, estuda, se de dedica ao marido, aos filhos e, muitas vezes, a vaidade acaba ficando de lado. Então, pensamos em promover essa ação para levantar a autoestima e valorizar todas as mulheres batalhadoras porque no final todas nós temos nossa vaidade, queremos estar bonitas e bem cuidadas”, explicou Márcia.A primeira-dama também levou o nome da Campanha Março Mulher ao Legislativo (estadual e municipal), que promoveram moções de aplausos, eventos particulares sempre sob o prisma de valorização da mulher cuiabana.“Fechamos essa ação com bastante satisfação e a oportunidade de trazer a discussão quanto à violência contra a mulher, algo que tem infelizmente crescido. Entretanto, também pensamos em refletir tudo aquilo que nós mulheres conquistamos e, diante disso, idealizamos ações para valorizá-las, empoderá-las e encorajá-las a conquistarem o seu espaço que é onde elas quiserem”, pontou.PúblicoAbertura da Campanha Março Mulher (06.03.2018) – 157 mulheresAção Cras Pedra 90 (08.03.2018) – 256 mulheresAção Cras Osmar Cabral (08.03.2018) – 157 mulheresEntrega de Título de Mérito [BPW] – 100 mulheresAssembleia Legislativa [moção de aplusos] (12 e 26.03.2018) – 850 mulheresSMASDH (15.03.2018) – 358 mulheresCâmara de Vereadores (15.03.2018) – 350 mulheresCras Getúlio Vargas (16.03.2018) – 700 mulheresServiços - Saúde Bocal- Aferição de Pressão Arterial e Glicemia- Atendimento ao Consumidor- Palestras de Sensibilização- Orientações sobre os Diretos da Mulher- Atendimento Social Geral- Maquiagem e Cabelo- Massagem Facial e Coporal- Sorteio de Brindes (Valorização)- Moção de Aplausos- Apoio JurídicoParceiros Diretos e Indiretos- MT Mamma- Defensoria Pública- Ministério Público- Tribunal de Justiça- Justiça Comunitária- Procon e Sine municipal- Comerciantes de Bairros- Beira-Rio Material de Construção- Top Dentista do Povo- Natura Cosmético- Hinode Cosmético- Mary Kay- Estética Unopar e Unic- Galvão Cabelereiro


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